Identificamos que você está em São Paulo - SP. Para mudar sua localização clique em alterar.

Identificamos que você está em São Paulo - SP. Para mudar sua localização clique em alterar.

Logo Portal Pós
x
banner
banner

Perguntas Frequentes

  • Acadêmico

  • Financeiro

  • Outros

O que significa EAD?

EAD é a sigla para “Educação a Distância”. Trata-se de uma modalidade de ensino na qual o estudo é realizado 100% online.

Quais as vantagens do EAD?

O Ensino a Distância conta com uma série de vantagens para os alunos que optam em realizar seu curso por meio desta modalidade:


  • Flexibilidade de horários para o estudo;
  • Escolha do melhor momento do dia para absorver informações e aprender de forma mais rápida;
  • Plataforma virtual de ensino desenvolvida para um aprendizado prático e eficaz;
  • Melhor planejamento financeiro, com mensalidades a preços justos e economia de despesas diárias como transporte e alimentação.

O que é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA)?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a sala de aula online dos cursos de EAD. Nele o aluno encontra as ferramentas e recursos necessários para atender os processos de ensino e garantir autonomia da sua aprendizagem.


É neste ambiente que o aluno dará andamento nas disciplinas do seu curso por meio de aulas gravadas, slides, materiais pedagógicos e atividades, além de contar com tutores preparados para tirar suas dúvidas em relação aos conteúdos e às atividades.

Qual o período de matrícula para novas turmas?

A matrícula para os cursos presenciais devem ser realizadas de acordo com o calendário acadêmico de cada Unidade. De um modo geral, os períodos de matrícula estão concentrados no início do primeiro e segundo semestre letivos.


Para os cursos EAD, a matrícula pode ser feita em qualquer período. Basta que o aluno realize a matrícula preenchendo a inscrição no site da instituição e entregue no Polo de apoio a documentação exigida pelo regulamento do curso.

O que é um polo?

Polo é uma unidade da universidade dedicada ao ensino a distância. É nos polos que o aluno irá participar dos encontros presenciais para realização das provas e apresentação do TCC.

Com o novo Marco Regulatório, como fica a disciplina de conclusão de curso (TCC)?

De acordo com a Resolução de abril de 2018, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o trabalho de conclusão de curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para certificação de especialização, com exceção de alguns cursos da área da saúde e engenharia em que o conselho de classe determina.

Qual a validade dos certificados de conclusão de curso? Existe diferença no certificado entre as modalidades EAD, semipresencial e presencial?

Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente as exigências da resolução: CNE/CES 1/2007, e não há diferenciação entre os certificados dos cursos presencial e EAD ou Semipresencial.

As provas podem ser realizadas à distância?

No caso da modalidade EAD, tanto para cursos de duração de 06 e 10 meses, a avaliação é virtual e consiste em 10 questões com 05 alternativas. O aluno possui 5 tentativas.

Qual a diferença entre a pós-graduação presencial, a distância (EAD) e semipresencial?

A Pós-Graduação Presencial é o modelo ideal para você que valoriza o networking, a interação face a face com professores e colegas, bem como a rotina e as vivências da sala de aula.


A Pós-Graduação EAD (Educação a Distância) é realizada 100% online, apenas com avaliações virtuais e um encontro presencial de acolhida aos alunos ingressantes. É a modalidade ideal para quem precisa conciliar os estudos com uma rotina intensa e que inclui outras atividades.


A Pós-Graduação Semipresencial reúne as melhores características do ensino a distância e do presencial. Como a possibilidade de estudar no seu próprio ritmo de aprendizagem, onde e como quiser, e também, ampliar sua rede de relacionamento com colegas e professores nas discussões e estudos de caso.

Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

Lato Sensu: expressão em latim que significa “em sentido amplo”. Compreendem programas de especialização e os cursos designados como MBA. Estes cursos não oferecem um título de mestre ou de doutor ao estudante, e não dependem de autorização ou reconhecimento pelo MEC. São voltados ao aprimoramento acadêmico e profissional e com caráter de educação continuada.


Stricto Sensu: expressão em latim que quer dizer “em sentido restrito”. A expressão stricto sensu aplica-se aos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos, indicados àqueles que querem aprofundar seus conhecimentos, visando à docência e pesquisa acadêmica.

O que é pós-graduação lato sensu?

A Pós-Graduação é uma etapa da formação acadêmica destinada a estudantes que já possuem diploma de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo). O objetivo da Pós-Graduação é a especialização e o aprofundamento de conhecimentos específicos de uma área ou atuação profissional que necessite de mão-de-obra qualificada. Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são oferecidos por programas de especialização, assim como os cursos denominados MBA (Master of Business Administration). Possuem duração mínima de 360 horas e exigem a elaboração de uma monografia ou trabalho de conclusão de curso, ao final o aluno recebe um certificado.

Quando posso realizar um curso de pós-graduação lato sensu?

O estudante que não possui o diploma de graduação não atende às normas do Conselho Nacional de Educação quanto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. O Conselho expõe que cursos de Pós-Graduação sejam oferecidos para portadores de diploma de curso superior.


Caso o candidato possua um certificado de conclusão poderá ingressar no curso e entregar o diploma posteriormente. O certificado de conclusão de curso, acompanhado do histórico escolar (com a aprovação em todas as disciplinas, inclusive trabalho de conclusão de curso e estágio), pode ser utilizado como credencial temporária ou condicional para matrícula. A matrícula efetiva e a consequente expedição do certificado de especialização, no entanto, somente poderão ocorrer após a apresentação do diploma de curso superior.

Qual a legislação vigente referente aos cursos lato sensu?

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu seguem a Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação CES/CNE - MEC.

Quem pode fazer pós-graduação?

A matrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu é exclusiva para portadores de diploma de nível superior (bacharelado, licenciatura, tecnólogo e sequencial de formação específica).

É necessário escolher uma pós-graduação na mesma área do curso realizado na graduação?

Não. Você poderá escolher o curso de seu interesse, independente da área de formação da sua graduação.

Os cursos de pós-graduação oferecidos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos por instituições de educação superior devidamente credenciadas independem de autorização, reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES 1/2007. Assim, qualquer instituição de ensino superior credenciada pelo MEC pode ofertar cursos Lato Sensu.

Qual a diferença entre um curso de especialização e um MBA?

Em termos de legislação, não há diferença. Os cursos de MBA emitem certificados em nível de especialização (pós-graduação lato sensu). A diferença está no enfoque dado à execução do curso, pois o MBA é um curso voltado para a preparação de executivos e está muito mais direcionado à prática empresarial do que à pesquisa científica ou acadêmica.

Posso fazer mais de um curso ao mesmo tempo?

Sim. Caso decida por realizar mais de um curso ao mesmo tempo, é importante lembrar que cada curso possui prazos estabelecidos para conclusão e depende da disponibilidade e organização por parte do aluno para realizá-los simultaneamente.

Há disponibilização de material didático?

Para os cursos EAD há disponibilização de o material didático das disciplinas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Você terá acesso à leituras digitais, cases, quiz, slides, videoaulas, podcasts (disponível para algumas disciplinas), desafio profissional e banco de questões.

Qual a carga horária dos cursos?

A carga horária variável, de acordo com a modalidade escolhida. Consulte “informações sobre o curso” para saber a carga horária do curso de seu interesse.

Quais os documentos necessários para a matrícula?

Para a matrícula nos cursos de Pós-Graduação, você deve realizar o upload dos documentos obrigatórios diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Os documentos obrigatórios são:


  • Histórico Escolar da Graduação (integralizado, constando menção do ENADE);
  • Declaração de Conclusão do Curso de Graduação (quando não dispor do diploma da graduação no ato da matrícula);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • CPF;
  • Cédula de Identidade (RG);
  • Comprovante de Residência;
  • Diploma da Graduação frente verso (autenticado). Importante: além do upload, esse documento deve ser entregue no polo.

O aluno tem um prazo de 45 dias para concluir a etapa de entregar os documentos em sua unidade/polo de apoio. Somente após a entrega e a validação dos documentos o aluno poderá solicitar alguns serviços, tais como a emissão de declaração de matrícula, entre outros.

Como acesso o curso?

Efetivada a matrícula e após a compensação do boleto, você receberá um e-mail com o login e senha de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (sala de aula online). É muito importante que o seu e-mail esteja atualizado, caso contrário, você não receberá essas informações.

Como posso tirar minhas dúvidas sobre as disciplinas do curso?

Para os cursos presenciais o suporte será dado pelo professor de cada disciplina.


Para os cursos EAD em cada uma das disciplinas, você contará com o suporte e o acompanhamento de um tutor/mentor à distância.

Como funciona o sistema de avaliação?

Para aprovação em cada uma das disciplinas, o aluno deve obter média igual ou superior e 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75%.


No EaD, ocorre a Avaliação Virtual: o período da realização é do início da disciplina até o fim do curso. Consiste em 10 questões com 5 alternativas. O aluno possui 5 tentativas.

Quando o aluno é reprovado em uma disciplina, é possível finalizar o curso? Ele consegue refazer a matéria? Qual o valor por disciplina reprovada?

Sim, temos o Programa de Dependência e Recuperação - PDR - que é destinado aos alunos que não obtiveram nota igual ou superior a 7,0 na média final. O aluno deve solicitar o requerimento assim que for identificada a sua reprovação na disciplina diretamente no AVA da instituição. A solicitação do PDR, por disciplina reprovada, exige o pagamento de uma taxa que pode ser efetuada em parcela única ou em até 6 (seis) parcelas.

Onde encontro o conteúdo programático do curso?

O conteúdo programático (ementa) pode ser solicitado no atendimento da unidade/polo de apoio de seu interesse e/ou localizado dentro do Ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Qual a configuração necessária do computador para assistir as aulas dos cursos EAD?

O aluno encontrará todo o conteúdo do curso e assistirá às aulas gravadas no ambiente virtual. Para assistir as aulas é fundamental que as especificações abaixo sejam obedecidas, possibilitando, assim, uma recepção de maior qualidade dos vídeos.


Hardware:
Processador Intel Core 2 Duo ou superior. 2GB de Memória RAM. Placa de vídeo com resolução 1024x768, qualidade de cor 32 bits e compatível com Microsoft DirectShow. Microsoft DirectX 9.0c ou posterior.


Software:
Navegador: Firefox, Google Chrome, Internet Explorer (sempre atualizado). Sistema Operacional: Windows XP ou posterior. Adobe Flash Player (atualizado). Plugin de vídeos SilverLigth (atualizado).


Rede:
Conexão com a Internet banda larga de no mínimo 2 MB.


Em caso de acesso em ambientes corporativos além da velocidade, é necessário verificar as condições de segurança de rede de sua empresa e se certificar que o site não estará bloqueado.

É possível realizar a transferência de pós-graduação EAD para pós-graduação presencial e vice-versa?

Não é possível. O aluno pode solicitar o cancelamento da matrícula do curso que está cursando e, após o cancelamento, ingressar no curso de interesse.

Qual o procedimento para o aluno solicitar transferência de polo?

O aluno deve solicitar a transferência no polo em que está matriculado. Em seguida, efetuar o pagamento de boleto referente a este serviço e, após a solicitação via sistema, a Secretaria de Pós-Graduação efetua a transferência do aluno.

O aluno pode trancar a matrícula para assegurar o vínculo com a instituição?

A Pós-Graduação não oferece trancamento de matrícula. Uma vez cancelada, o aluno rompe o vínculo, não podendo retornar, a não ser por outro processo seletivo, iniciando novamente o curso escolhido.

Como faço para emitir minha carteirinha de estudante?

A Universidade não emite carteira de estudante. Para obtenção deste documento, você deve solicitar uma declaração de matrícula e apresentá-la em postos autorizados para emissão da carteira de estudante.

Como funciona o Tutor na pós-graduação?

O tutor é o profissional que acompanha como mediador o processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de ajudar no processo de construção do conhecimento. O tutor será responsável por apoiar os alunos (somente para cursos EAD), na sala de aula on-line e responder às mensagens de dúvidas sobre o conteúdo abordado na disciplina.

Como é feito o reaproveitamento de disciplinas?

O Aproveitamento de Estudos consiste na dispensa de disciplinas concedida por meio de análise da coordenação do curso, mediante solicitação do aluno.

Há provas práticas para os cursos ligados à área de estética e saúde?

Não, nos cursos EAD (100% online), todas as provas são teóricas.

Como faço para gerar 2º via de boleto de inscrição?

Para emissão da 2º via do boleto de inscrição, você pode acessar "Minhas inscrições" e/ou ainda acessar "Facilidades para você"

Como retiro meus próximos boletos?

Na aba Financeiro dentro do AVA, você pode acompanhar os boletos gerados, parcelas, solicitações, vencimentos, valores e demais informações relevantes.

Qual o procedimento para cancelar a matrícula?

O pedido de cancelamento de matrícula poderá ser feito em qualquer época do ano, diretamente na Unidade/Polo em que o aluno está matriculado.


Atenção! Não será realizada a devolução dos valores pagos anteriormente à formalização do cancelamento.

Em caso de não abertura de turma presencial como faço para solicitar o reembolso da taxa de inscrição?

Procure a SAA (Serviço de Atendimento ao Aluno) da unidade/polo de apoio em que se inscreveu e solicite o reembolso da taxa de inscrição.

Quais os telefones para contato dos polos/unidades atualizados?

Consulte a página "onde estudar" em nosso site para verificar os dados da unidades.

Qual a relação de empresas conveniadas?

Atualmente temos mais de 4 mil empresas conveniadas. Para conhecê-las, consulte nossa página de convênios.

Como funciona o convênio com empresas?

O convênio proporciona um desconto de 35% destinados a funcionários de empresas devidamente conveniadas ao grupo Kroton, seus dependentes legais e cônjuges. (Não se aplica a cursos de odontologia e de parceiros). Para mais informações, envie um e-mail para convenio.pos@kroton.com.br.

Quem são os alunos elegíveis a participar do Canal Conecta?

São elegíveis os alunos que estão cursando algum curso de Graduação, Pós-Graduação ou Pronatec em alguma instituição de ensino do grupo Kroton Educacional, ou que se formaram nessas modalidades desde 2013.

Como acessar o Canal Conecta pelo site ou APP?

Você pode acessar pelo Portal do Aluno ou diretamente pelo link: www.canalconecta.com.br.

Que tal receber novidades e notícias do Portal Pós?

Voltar ao topo
Contate-nos
Preencha os dados e um de nossos consultores entrará em contato.