Perguntas frequentes

O que significa EAD?
EAD significa “Educação a distância”. Caracteriza-se educação a distância o estudo 100% online com encontros presenciais apenas para a realização das provas e apresentação do TCC (trabalho de conclusão de curso).
O que é um polo?
Polo é uma unidade dedicada ao ensino à distância, é neste local que o aluno irá participar dos encontros presenciais para realização das provas e apresentação do TCC.
Qual o período de matrícula para novas turmas?
Para os cursos presencias, a matrícula deve ser realizada respeitando o calendário acadêmico de cada Unidade. De um modo geral, os períodos de matrículas nos cursos presenciais estão concentrados no início do primeiro e segundo semestres letivos.
Para os cursos EAD, a matrícula pode ser feita em qualquer período do curso. Para matricular-se em um curso de pós-graduação, o (a) estudante deve preencher a inscrição no site da instituição e entregar no polo de apoio a documentação exigida pelo regulamento do curso
Os certificados dos cursos à distância e semipresencial possuem a mesma validade dos presenciais?
Sim. Não existe diferenciação entre os certificados dos cursos presencial e EAD ou Semipresencial.
As provas podem ser realizadas à distância?
Não. Mesmo para os cursos EAD as provas são presenciais e devem ser feitas em um dos polos escolhidos pelo aluno.
Como faço para gerar 2º via de boleto?
Para emissão da 2º via do boleto, você pode acessar o Portal do Aluno ou ainda acessar “ Facilidades para você
Qual a diferença entre Pós-Graduação Presencial, Pós-Graduação a Distância (EAD) e Pós-Graduação Semipresencial?
A Pós-Graduação Presencialé o modelo ideal para você que valoriza o networking, a interação face a face com professores e colegas, bem como a rotina e as vivências da sala de aula.
A Pós-Graduação EAD (Educação a Distância) é realizada 100% online, com encontros presenciais para realização das provas e apresentação do TCC no seu polo de apoio.
A Pós-Graduação Semipresencial reúne as melhores características do ensino a distância e do presencial. Como a possibilidade de estudar no seu próprio ritmo de aprendizagem, onde e como quiser, e também, ampliar sua rede de relacionamento com colegas e professores nas discussões e estudos de caso.
Qual a diferença entre Pós-Graduação Lato Sensu e Strictu Sensu?
Lato Sensu: expressão em latim que significa “em sentido amplo”. Compreendem programas de especialização e os cursos designados como MBA. Estes cursos não fornecem um título de mestre ou de doutor ao estudante, e não dependem de autorização ou reconhecimento pelo MEC. São voltados ao aprimoramento acadêmico e profissional e com caráter de educação continuada.
Stricto Sensu: expressão em latim que quer dizer “em sentido restrito”. A expressão stricto sensu aplica-se aos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos, indicados àqueles que querem aprofundar seus conhecimentos, visando à docência e pesquisa acadêmica.
É necessário escolher uma Pós-Graduação na mesma área do curso realizado na Graduação?
Não. Você poderá escolher o curso de seu interesse, independente da área de formação da sua graduação.
Os cursos de Pós-Graduação oferecidos são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos por instituições de educação superior devidamente credenciadas independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES 1/2007. Assim, qualquer instituição de ensino superior credenciada pelo MEC pode ofertar cursos Lato Sensu.
Qual a diferença entre um curso de especialização e um MBA?
Em termos de legislação, não há diferença. Os cursos de MBA emitem certificados em nível de especialização (pós-graduação lato sensu). A diferença está no enfoque dado à execução do curso, pois o MBA é um curso voltado para a preparação de executivos e está muito mais direcionado à prática empresarial do que à pesquisa científica ou acadêmica.
Quando posso realizar um curso de Pós-Graduação Lato Sensu?
O estudante que não possui o diploma de graduação não atende às normas do Conselho Nacional de Educação quanto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. O Conselho expõe que cursos de Pós-Graduação sejam oferecidos para portadores de diploma de curso superior.
Caso o candidato possua um certificado de conclusão poderá ingressar no curso e entregar o diploma posteriormente. O certificado de conclusão de curso, acompanhado do histórico escolar (com a aprovação em todas as disciplinas, inclusive trabalho de conclusão de curso e estágio), pode ser utilizado como credencial temporária ou condicional para matrícula. A matrícula efetiva e a consequente expedição do certificado de especialização, no entanto, somente poderão ocorrer após a apresentação do diploma de curso superior.