04/12/2017

Fique por dentro sobre siglas e termos de pós-graduação

Você planeja buscar uma especialização após concluir a graduação, mas tem dificuldade para entender as siglas dos cursos de pós-graduação? Esclarecemos aqui a sopa de letrinhas desses programas para que você possa fazer a escolha mais adequada para o momento profissional e aumentar as chances de sucesso no seu projeto de educação continuada.  

Siglas dos cursos de pós-graduação

É importante ter em mente que esse tipo de curso é destinado somente para pessoas que tenham concluído o ensino superior. Os cursos são ministrados nas modalidades lato sensu e stricto sensu e dão a oportunidade de especialização profissional em determinada área de interesse ou de aperfeiçoamento em pesquisas científicas.

Listamos a seguir algumas siglas e terminologias que você precisa entender para falar o vocabulário da pós-graduação e fazer a sua escolha. Confira:

Lato sensu

É uma expressão em latim que significa "em sentido amplo". A pós-graduação lato sensu foi introduzida no Brasil para distinguir os cursos de menor duração. Estão nessa categoria os programas de especialização e MBAs (Master of Business Administration), que desafiam o estudante a encontrar soluções para problemas específicos da área de estudo. O aluno recebe um certificado de conclusão no final do curso. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), esses cursos devem ter duração mínima de 360 horas, que podem ser distribuídas de formas diferentes, compondo cursos de 6, 8 e 12 meses.  

Stricto sensu

Também é uma expressão latina que significa "em sentido estrito". A pós-graduação stricto sensu engloba programas de mestrado e doutorado sujeitos ao reconhecimento e autorização do MEC. São cursos mais demorados, que podem variar de dois a cinco anos. Exigem a formulação de um problema inédito que deve ser desenvolvido no sentido particular e específico de uma teoria. No final, o aluno recebe um diploma com o título acadêmico de mestre ou de doutor. A credencial permite dar aula em cursos de nível superior.

MBA

Sigla em inglês para Master of Business Administration, que significa, em português, Mestre em Administração de Negócios. É uma pós-graduação mais direcionada para formação de executivos na área de administração, finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing, entre outras.

No exterior, os cursos de MBA têm peso de um mestrado, mas no Brasil não é reconhecido desta forma, pois são enquadrados como uma especialização.

As empresas valorizam a experiência adquirida nesses cursos que dão qualificações de peso ao currículo.

EAD

Significa “Educação a Distância”, que é uma alternativa para alunos que querem fazer pós-graduação mas não têm tempo para frequentar aulas presenciais. Dá para estudar onde, quando e como quiser. Alguns programas oferecem aulas 100% online, com encontros presenciais para realização das provas e apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no seu polo de apoio.

A EAD é uma das modalidades dos cursos de pós-graduação. As outras são presencial e semipresencial. A primeira é o modelo ideal para você que valoriza o networking, a interação face a face com professores e colegas, bem como a rotina e as vivências da sala de aula. A segunda reúne as melhores características do ensino a distância e do presencial. Essa opção oferece a possibilidade de fazer aulas no seu próprio ritmo de aprendizagem, onde e como quiser. Também permite ampliar sua rede de relacionamento com colegas e professores nas discussões e estudos de caso.  

Polo

Polo é uma unidade dedicada ao ensino a distância (EAD). É neste local que o aluno irá participar dos encontros presenciais para realização das provas e apresentação do TCC.

Você tem dúvidas sobre outros termos desse tema que não foram citados aqui? Compartilhe com a gente e aproveite para conhecer aqui os cursos de pós-graduação que podem ajudar você a aprimorar sua carreira.

O que dizem nossos alunos:

  • Geraldo Magela
    “Escolhi a instituição por ser renomada e reconhecida no mercado. A qualidade no ensino foi além das expectativas. Corpo docente muito competente e a coordenação do curso sempre presente. Com certeza, farei uma nova Pós.”
  • Samoel Nunes Pereira
    “O curso é completo. A grade e carga horária são bem elaboradas e trazem temas atuais e relevantes. Mesmo já atuando na área, o curso agregou muito valor, aumentando minha capacidade para a prática no dia-a-dia.”
  • Sinara Dantas
    “Fazer parte do corpo docente da instituição é ter a possibilidade de contribuir com o desenvolvimento de algumas habilidades hoje exigidas pelo mercado e pelos cargos que eles ocupam nas instituições onde trabalham.”
  • Simone Kalil
    “A Pós-Graduação é um grande diferencial para o currículo de um profissional. É fonte de qualificação frente aos desafios constantes, através de conteúdo atualizado e aulas que aliam teoria e prática”