04/12/2017

Entenda como as redes sociais ajudam na sua carreira

Cada vez mais as áreas de RH e os gestores estão usando as redes sociais para estabelecer contatos e recrutar talentos para seus quadros.

Como a web é um ambiente “aberto” e existe toda uma multiplicidade de mídias sociais que são – e deveriam ser bem – utilizadas, é importante que tal exposição e relacionamento sejam realizados de forma adequada. Veja a seguir alguns cuidados no uso das mídias sociais:

Facebook

Com 1,871 bilhão de pessoas inscritas, o Facebook é de longe a rede social mais usada no mundo. Mas a sua utilização requer cautela:

a) Cuidado com o que é exposto ou postado. Pense que a página é o seu perfil, seu cartão de visitas contemporâneo. Não se exponha em situações desagradáveis – nem deixe que outros o façam;

b) Evite publicação de fotos que podem denegrir sua imagem. Aparecer com amigos em eventos sociais é interessante, mas cuidado com imagens que registram situações que podem disparar um alerta para os recrutadores;

c) O número de pessoas em sua rede é importante e poderá ajudá-lo no mercado de trabalho. Mas seja seletivo com quem compartilha seus dados, pois permitirá compreender seus hábitos e atitudes;

d) Cuidado com o esforço em manter sua mídia. O recrutador que avaliar você poderá observar o volume e o tempo dispendido nas postagens – bem como o horário que o faz.

Whatsapp

A segunda rede mais usada no mundo, com 1,2 bilhão de usuários, o aplicativo de mensagem instantânea está sendo muito utilizado também pelo ambiente corporativo. Porém, necessita de alguns cuidados:

a) Silencie o aplicativo ou grupos que tenham muita interação. Ninguém consegue se concentrar em um ambiente de trabalho com um celular que fica bipando o tempo todo;

b) Separe as mensagens pessoais e profissionais – e estabeleça diferentes horários para acessar e respondê-las;

c) Não permita que essa importante mídia destinada à comunicação comprometa sua produtividade e concentração.

LinkedIn

Apesar de contar com um número de usuários muito inferior às outras mídias, sem dúvida é a ferramenta mais usada para relacionamento profissional. É uma rede importante para buscar emprego e ganhar visibilidade com a publicação de posts com inteligência e criatividade. Por isso, pode exigir especial atenção quanto aos seguintes aspectos:

a) Crie um perfil vendedor, honesto, completo, atrativo,moderno, atualizado e use uma boa fotografia;

b) Compartilhe e consuma bons conteúdos, com a periodicidade adequada para tornar-se atrativo;

c) Seja seletivo, mas participe de bons grupos e invista algum tempo para fazer conexões;

d) Customize a URL do seu perfil com o seu nome ou sobrenome, facilitando sua identificação e demonstrando conhecimento;

e) Apresente suas competências e selecione bons profissionais para tecer recomendações.

A maior parte das recomendações é pertinente a todas as redes sociais. Não estar presente em todas as mídias poderá ser entendido como uma atitude antissocial ou de falta de competência ou desatualização tecnológica.

Contudo, não faça isso tornar-se uma obrigação que consome tanto tempo a ponto de afetar sua produtividade. Lembre-se que existem plugins (programas) que permitem a integração de conteúdos de forma adaptada, o que poderá tornar mais fácil estar presente em todas as mídias e com a mesma identidade visual.

Dentre todas as recomendações, bom senso é a melhor prática nas redes sociais: use-as intensamente a seu favor, mas não perca tempo nem corra riscos desnecessários. E lembre-se: em boa medida, o que você expõe nas redes sociais funcionará como uma versão prévia do seu currículo ou como a fonte de seus melhores contatos profissionais.

O que dizem nossos alunos:

  • Geraldo Magela
    “Escolhi a instituição por ser renomada e reconhecida no mercado. A qualidade no ensino foi além das expectativas. Corpo docente muito competente e a coordenação do curso sempre presente. Com certeza, farei uma nova Pós.”
  • Samoel Nunes Pereira
    “O curso é completo. A grade e carga horária são bem elaboradas e trazem temas atuais e relevantes. Mesmo já atuando na área, o curso agregou muito valor, aumentando minha capacidade para a prática no dia-a-dia.”
  • Sinara Dantas
    “Fazer parte do corpo docente da instituição é ter a possibilidade de contribuir com o desenvolvimento de algumas habilidades hoje exigidas pelo mercado e pelos cargos que eles ocupam nas instituições onde trabalham.”
  • Simone Kalil
    “A Pós-Graduação é um grande diferencial para o currículo de um profissional. É fonte de qualificação frente aos desafios constantes, através de conteúdo atualizado e aulas que aliam teoria e prática”