Nós Ligamos Para Você
19/12/2017

Vantagens do modelo de pós-graduação EAD

O Ensino a Distância (EAD) é um tipo de aprendizado não presencial com alto índice de crescimento em todo o mundo. As razões de expansão dessa modalidade vão desde a busca por maior qualidade de vida, comodidade, flexibilidade e redução de custos.

O formato oferece alternativas práticas e eficazes para desenvolverem seu processo educacional e carreira. Com essas vantagens, muitos profissionais têm recorrido ao EAD para fazer uma pós-graduação.

Benefícios do EAD

Veja a seguir as principais vantagens deste modelo de ensino que está revolucionando a educação ao viabilizar o acesso do conhecimento às mais variadas camadas da população:

Flexibilidade de horário
Essa é uma das maiores vantagens do ensino a distância. Deste modo, tanto executivos com agendas sobrecarregadas e jornadas de trabalho mais extensas, como profissionais que atuam em horários alternativos, podem usufruir desses cursos. Além disso, a flexibilidade de horário atende a um requisito humano, uma vez que o horário de maior produtividade varia de pessoa para pessoa.

Estudos em qualquer lugar
Na imensa maioria dos cursos a distância, notadamente na pós-graduação, as aulas podem ser realizadas onde for mais adequado ao aluno, seja no trabalho, em sua casa ou ainda durante uma viagem. Isso, sem contar o fato de que não há limites para o atendimento no EAD, atingindo cidades nas quais os cursos presenciais ainda não estão disponíveis.

Aula no formato digital
No EAD são usadas ferramentas sofisticadas para produção e transmissão das aulas que, somados a professores que conjugam elevados níveis de formação, experiência e competência técnica e didática, viabilizam aulas que são verdadeiros shows.

Os recursos e materiais complementares mais as formas diversas de interação entre alunos, professores e tutores, enriquecem os conteúdos acadêmicos. É possível estudar antes da aula, dar pausas ou ainda voltar para rever um conceito não compreendido quantas vezes for necessário.

Por esses motivos, alguns cursos de pós-graduação a distância estão entre os melhores do Brasil e do mundo.

Menor custo
Os cursos a distância não exigem estruturas físicas tão grandes quanto aquelas das salas de aula pelo sistema tradicional. Dessa forma, o EAD consegue atender com qualidade a uma gama maior de alunos. Com essas características, seus custos são menores que o modelo presencial.

Maior variedade de opções
Instituições de ensino que ministram pós-graduação conseguem ofertar uma variedade maior de cursos EAD do que presenciais. Isso porque o sistema a distância permite não apenas ter mais opções de cursos, como também identificar necessidades de cada aluno.

Especialização com mais rapidez
O EAD possibilita assistir aulas em maior velocidade àquelas tradicionais, o que em boa parte dos casos resulta na conclusão do curso em menor prazo. Com essa vantagem, alunos de pós-graduação a distância conseguem construir currículos mais ricos, com maior número de especializações.

Qualificação para o mercado de trabalho
Diversas das habilidades exigidas aos alunos de pós-graduação a distância são valorizadas pelas organizações. Entre as quais estão: capacidade para gerenciar o tempo, pró-atividade, iniciativa, autonomia, autodisciplina, organização, automotivação, compromisso, concentração e familiaridade com ferramentas tecnológicas.

É importante destacar que em qualquer modalidade de ensino, inclusive na pós-graduação, é vital que o aluno selecione adequadamente a instituição e a especialização. Isso garante a obtenção e reconhecimento do certificado almejado.

Gostou do artigo? Compartilhe sua opinião e conheça aqui os cursos de pós-graduação que podem ajudar você a dar um salto em sua carreira.